O 14º Congresso da Anamt, que reuniu em Gramado (RS) entre 15 e 21 de maio profissionais da área de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) para discutir os desafios da promoção e da inclusão em saúde do trabalhador – tema central do encontro – superou todas as previsões e, no dia 21, foi registrada a participação de 2,1 mil congressistas. Com o apoio da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (Sogamt), o evento incluiu a participação de palestrantes renomados do Brasil e da Ibero-América em conferências, mesas redondas, painéis e sessões de cinema que registraram público inédito na história da Associação.
O fato foi o mais comemorado durante a cerimônia de encerramento, que reuniu vários dos diretores reeleitos durante o congresso para um novo mandato de três anos à frente da Associação. Dr. Mario Bonciani, que continuará como vice-presidente nacional ao lado do presidente Dr. Carlos Campos, brincou sobre o fato de “nunca ter visto em um evento da Anamt tanta gente que não conheço, muitos jovens, inclusive. E olha que eu participei de todos os congressos da Anamt desde a sua fundação.”
Diretor da Anamt e presidente da comissão científica do encontro, Dr. Zuher Handar destacou a colaboração de vários de seus colegas para o sucesso do encontro. Para ele, uma das indicações da qualidade das mesas e conferências foi o fato de, mesmo no último dia da programação, mais de mil pessoas terem passado pelas salas da ExpoGramado, centro de convenções onde aconteceu o evento. “Este congresso é para vocês, profissionais da SST. Estão de parabéns os organizadores, mas também todos os que têm apoiado a Anamt em sua luta pela valorização da segurança e da saúde do trabalhador”, destacou.
Após o encerramento, Dr. Carlos Campos apresentou a plataforma da atual gestão para o próximo triênio e aproveitou para mostrar ao público a nova logomarca da Anamt, que segundo ele é uma metáfora do momento que a entidade vive. “Apostamos em uma logo mais atual, mais leve e voltada não apenas para o médico do trabalho, mas para toda a sociedade que passará a ver a Anamt, cada vez mais, como uma parceira nas discussões que envolvem a valorização profissional e o cuidado com o trabalhador. Este será um dos grandes desafios desta próxima diretoria”, explicou.
A presença de profissionais notórios foi outro destaque do encontro. No domingo, dia 16, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, enviou sua mensagem de boas-vindas aos congressistas por meio de um vídeo. No dia seguinte, a conferência de abertura foi feita por Luiz Augusto Facchini, presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e por Bruno Marcos Amorim, diretor do Departamento de Trabalho e Renda do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A presença internacional, que ganhou força graças ao I Workshop ítalo-Brasileiro de Medicina do Trabalho, também chamou a atenção. Entre alguns dos convidados, participaram os italianos Giuseppe Abbritti e Davide Bosio, o espanhol Francisco De La Gala Sánchez, a mexicana Elia Enríquez Viveros e a canadense Susan Stock – que palestrou desde o Canadá por videoconferência transmitida pela internet.
Titulação
No dia 16, a 30ª; edição da prova para o título de especialista em Medicina do Trabalho (MT) foi aplicada a 115 médicos. Desde o reconhecimento da MT como especialidade em 2003, a titulação é uma das melhores formas de mostrar ao mercado a qualificação profissional necessária para lidar de maneira competente com a SST.
O regulamento desta edição aumentou o peso de eventos e programas de treinamento promovidos pela Anamt e suas Federadas entre os pré-requisitos para médicos que não tenham a residência em MT. Diretora de Título de Especialista da Associação na última gestão, Dra. Lys Esther justifica a mudança no edital devido à necessidade de todo profissional da área estar bem informado. “Essa decisão valoriza as atividades de atualização no currículo. Trata-se não apenas de um incentivo à informação, mas também um reconhecimento dos que sempre se preocuparam em estar a par do que acontece em seu segmento.”
Além de realizado juntamente com o I Workshop ítalo-Brasileiro de Medicina do Trabalho, o 14º Congresso da Anamt foi acompanhado do VII Seminário Nacional de Perícias Trabalhistas e do I Encontro Científico de Residentes e Estudantes da Graduação e Pós-graduação em Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador.