O artigo intitulado “Avaliação e comunicação de novos e antigos riscos”, é parte do periódico especial lançado por ocasião do 29º Congresso Internacional de Saúde, realizado em Cape Town, áfrica do Sul, de 22 a 27/03/2009, evento do qual o pesquisador apresentou trabalhos.
No artigo, o autor pontua a importância de implementação dos sistemas de gestão nas micro e pequenas empresas, especialmente no segmento da silicose, assunto inserido no Programa Nacional de Eliminação da Silicose, coordenado pela Fundacentro.
O autor procura inicialmente conceituar riscos e perigos e como as diferentes percepções ao longo dos anos, vem modificando a maneira intuitiva dos cientistas pensarem, em especial na epidemiologia ocupacional.
Na observação de Algranti, a avaliação e comunicação de agentes e riscos, considerados importantes na gestão da medicina ocupacional, são influenciadas por uma composição de fatores sociais, como o desenvolvimento econômico, políticas públicas de saúde, educação e valores culturais.
Outros aspectos apontados no artigo estão relacionados aos contratos de trabalho por tempo limitado, em crescente economia informal, novos riscos, o conflito de interesses versus política de sustentabilidade e legislação.
Fonte: Fundacentro