Autorizada pela Comissão Nacional de Residência Médica a realização do edital de convocação para inscrições ao processo seletivo (provas teóricas, práticas, entrevistas e curriculo) para as vagas do curso que começará em fevereiro de 2009. As provas serão a partir de novembro junto com as demais residências médicas da UFPR. Serão duas vagas para residentes de primeiro ano. Bolsas serão concedidas pelo Hospital do Trabalhador (local físico da residência) da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, administrado pela UFPR. Tem caráter oficial junto ao sistema de saúde da região metropolitana de Curitiba, e encontra-se de acordo com as diretrizes da ANAMT para a formação em Medicina do Trabalho.
Esta estrutura será associada ao Curso de Especialização em Medicina do Trabalho, que já se encontra no formato novo da ANAMT, e que deverá aumentar consideravelmente a exposição do médico em pós graduação às situações práticas de melhor treinamento e preparação para a vida profissional, elevando o padrão da especialidade. Ambos programas tem dois anos de duração, porém a Residência Médica terá carga horária total com dedicação de 60 horas semanais. O curso conta com parcerias das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, Delegacia Regional do Trabalho do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Perícias Médicas Previdenciárias do INSS, prefeitura de Curitiba e da própria Universidade, além de algumas instituições privadas para a realização de estágios.
A ANAMT parabeniza o excelente trabalho realizado pelo Dr. João Carlos Lozovey, supervisor do programa em nome da Universidade.