13º Congresso da Anamt: Sucesso de Público e Científico

13º Congresso da Anamt: Sucesso de Público e Científico

De 28 de abril a 4 de maio de 2007, a cidade de Vitória-ES, foi sede do maior Congresso de Medicina do Trabalho do Brasil e América Latina, e um dos maiores do mundo, segundo convidados estrangeiros que estavam presentes. Foram mais de 1.500 congressistas que participaram de cursos pré-congresso, do congresso propriamente dito, de oficinas pós-congresso, do 7º Seminário de Periciais Trabalhistas, Encontro de Enfermagem do Trabalho, e outros eventos paralelos.

Os auditórios e salas sempre estiveram com grande público, em alguns momentos com mais de 1.000 pessoas. As inovações começaram no sábado, 28/4, quando duas aulas foram transmitidas de São Paulo diretamente para Vitória, durante o Curso de Atualização para a Prática da Medicina do Trabalho, sob a coordenação dos médicos do trabalho Satoshi Kitamura e Edoardo Santino. Foi um show de tecnologia ao vivo. Agradecemos a EDUMED e sua equipe pelo efetivo suporte técnico e aos apresentadores, o médico do trabalho Antonio Roberto Batista e otorrinolaringologista Everardo Andrade da Costa pelas magníficas aulas.

No domingo (29/4), foram realizados novos cursos pré-congresso e a prova para Título de Especialista em Medicina do Trabalho, com mais de 90 concorrentes. Em cada dia de cursos pré-congresso, mais de 400 médicos estiveram presentes. Estes números já sinalizavam para o sucesso de público. E foi o que aconteceu no dia 30/4, na abertura do congresso, onde o auditório de 1.000 lugares ficou pequeno para assistir a conferência do presidente da Anamt, dr. René Mendes.

Na abertura oficial do evento, foi prestada significativa homenagem ao patrono da Anamt, Prof. Oswaldo Paulino, e ao colega Rodolpho Repullo que partiram para outra vida antes do Congresso. No final tivemos uma excelente apresentação de grupo folclórico da região, seguido de um saboroso coquetel.

Vários apresentadores e debatedores abrilhantaram o congresso aos quais a comissão organizadora e científica agradecem pelas brilhantes participações, muito elogiadas pelos congressistas. Outro fato relevante foram as apresentações de temas livres que lotaram as salas, obrigando a comissão organizadora a transferir algumas sessões para os grandes auditórios.

A Assembléia Geral da Anamt elegeu o médico do trabalho Carlos Roberto Campos como novo presidente e com sua diretoria tomou posse no dia 3 de maio. Ao final da posse e do congresso foi sorteado um carro Celta que foi conquistado por uma médica do trabalho residente na região Nordeste. As oficinas pós-congresso ultrapassaram todas as expectativas, obrigando a comissão científica a colocar a criatividade em pratica e graças aos recursos da tecnologia foi possível ensinar a mais de 200 participantes a examinar os membros superiores visando diagnosticar com detalhes os distúrbios osteomusculares relacionados ou não ao trabalho. O ortopedista e professor universitário Auceuleir Cardoso de Souza usando um microfone sem fio, uma câmara de TV e o auxílio de acadêmicos de medicina, que serviram de modelo, projetou nos telões do auditório Oswaldo Paulino passo a passo o exame físico dos membros superiores. Sucesso científico e tecnológico permitiu que mais de 200 pessoas participassem da oficina, um verdadeiro recorde de público. Outras oficinas contaram com a presença de mais de 100 participantes, tendo causado surpresa geral.

E ainda tivemos como eventos paralelos a inédita reunião dos médicos residentes de Medicina do Trabalho, tendo sido criada uma comissão. Os professores dos cursos de pós-graduação e da disciplina do curso de graduação também estiveram reunidos.

Encerrando as atividades com chave de ouro e com mais de 250 participantes, no dia seguinte transcorreu o consagrado Seminário de Perícias Trabalhistas, coordenado pelo médico do trabalho Casimiro Pereira Junior.

Quem esteve no congresso com certeza levou excelentes recordações, novos conhecimentos e quem não pode ir terá a oportunidade de brevemente acessar o site da Anamt onde será disponibilizada as apresentações autorizadas pelos conferencistas e demais apresentadores. Ou então esperar em 2010 para ir ao 14º Congresso da Anamt a ser realizado em Gramado-RS. Informações serão apresentadas na próxima edição do Jornal da Anamt e no Newsletter.

Desejamos ao Carlos Campos e sua equipe de Diretoria pleno sucesso na gestão de 2007 a 2010.

Arlindo Gomes
Ex-Diretor Científico da Anamt

Por |2007-07-09T09:52:59-03:009 de julho de 2007|Notícias|