Data: 27/04/2011
As superintendências regionais do Paraná e do Ceará terão uma programação especial em razão da comemoração, no dia 28 de abril, do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais e Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
No Paraná, o SESI e integrantes do Fórum das Entidades para Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho concentrarão as atividades no Circuito de Segurança e Saúde no Trabalho, localizado no centro de Curitiba e que inclui: o Teatro do HSBC, a ‘Boca Maldita’, a sede da Federação dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (FETHEPAR) e a sede da Superintendência.
A programação consta de palestras, apresentação teatral, exposição de fotografias, projeção de vídeos educativos sobre segurança e saúde no trabalho, aplicação de pesquisa junto aos cidadãos e atendimento do plantão de orientação sobre Segurança e Saúde no Trabalho, dentre outros serviços distribuídos nos referidos espaços.
O Fórum das Entidades para Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho agrega as Federações Laborais e Patronais e Entidades Públicas com o propósito de incentivar o desenvolvimento de ações voltadas as boas práticas de segurança e saúde no trabalho que repercutam na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais no ambiente laboral.
No Ceará, a data contará com a realização de palestras e debates e a intensificação de ações fiscais em obras da construção civil.
As auditoras fiscais do Trabalho Jeritza Jucá Oliveira e Vitória Márcia Araújo Amâncio farão exposições sobre o tema em seminário no auditório da Superintendência, a ser realizado a partir da 9h, para representantes da Procuradoria Regional do Trabalho, Ordem dos Advogados do Ceará, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Ceará, de empresas e de sindicatos laborais e patronais.
A intensificação da ação fiscal em atributos como normas regulamentadoras, jornada de trabalho, descanso, registro e terceirização ocorrerá entre os dias 28 e 29, em obras de empresas que registraram a ocorrência de pelo menos um acidente grave ou fatal em suas obras, nos últimos doze meses.
O chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/CE, Raimundo Cavalcante, falou sobre a importância da comemoração da data: “é sempre muito importante a gente lembrar a memória das vítimas de acidentes de trabalho, pois só assim podemos conscientizar as empresas e os trabalhadores sobre a importância de seguirem as determinações das Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho (NRs), para evitar a ocorrência de acidentes fatais”, disse Cavalcante.
Fonte: Blog do MTE