No dia 11 de junho, a ANAMT e a Associação Médica Brasileira se reuniram para tratar sobre a criação da área Saúde e Trabalho no Projeto Diretrizes, iniciativa da AMB que abrange diversas especialidades e objetiva auxiliar os médicos nos atendimentos aos pacientes.
O novo setor será coordenado pela ANAMT, que procurou a AMB após aprovar a sistemática de desenvolvimento das Diretrizes Técnicas, documentos que abordam o exercício ético e as boas práticas da especialidade. A elaboração desse material abrange as seguintes etapas: elaboração do documento preliminar, período de consulta pública, redação final, aprovação e divulgação. Atualmente, oito Diretrizes estão em produção. Entre os assuntos abordados, o texto “Epilepsia e trabalho: rastreamento” é o mais avançado.
Segundo o diretor Científico da ANAMT, Dr. Mario Bonciani, o trabalho conjunto das duas entidades permite que as Diretrizes sobre SST sejam fortalecidas e legitimadas pela AMB, além de auxiliar na articulação das propostas com outras especialidades médicas. Sete Diretrizes Técnicas foram abordadas com a AMB. A expectativa da ANAMT é divulgar duas delas até o fim de 2015.
Diretrizes Técnicas da ANAMT:
Avaliação em Saúde dos Trabalhadores
Coordenação: Dr. Mario Bonciani
Indicação de Eletroencefalografia na Medicina do Trabalho
Coordenação: Dr. Fernando Akio Mariya
Drogas e álcool em Medicina do Trabalho
Coordenação: Dra. Marcia Bandini
Saúde dos Trabalhadores em atividades hiperbáricas na Construção Civil
Coordenação: Dr. Rodrigo Camargo e SBMH
Imunização em Medicina do Trabalho
Coordenação: Dr. Marcelo Pustiglione e SBI
Avaliação Oftalmológica em Medicina do Trabalho
Coordenação: Dr. Eduardo Sá e SBO
Distúrbios Musculoesqueléticos e Trabalho
Coordenação: Fit for Work – Dr. Alberto J. N. Ogata